domingo, 2 de março de 2014

Olinda esquenta a partir do meio-dia e ladeiras são preenchidas pela Folia de Momo neste domingo


Cidade ferveu com o frevo. Foto: Fábio Jardelino/NE10
Cidade ferveu com o frevo. Foto: Fábio Jardelino/NE10
Olinda respira folia 24 horas durante o Carnaval, é verdade. Todavia, existem momentos específicos em que a cidade ferve tanto em termos de folia como em presença de público. Geralmente, por volta das 11h, já é difícil encontrar espaço nas ladeiras, que são tomadas pelo som do frevo e pelas troças. Neste domingo, não foi diferente. O dia esquentou mesmo já quase perto do meio-dia. A partir daí, não teve mais volta: era seguir o fluxo de pessoas e curtir a Festa de Momo no seu nível máximo.
Ao passar pelas ruas de Olinda, era possível ver as mais diversas brincadeiras. Teve direito até a uma adaptação dos Jogos de Inverno. O Curling, esporte parecido com a bocha praticado no gelo, ganhou uma versão curiosa no Alto da Sé: as Olimpíadas do Frevo.
Curling ganhou vida na Sé. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Curling ganhou vida na Sé. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Palhaços, zumbis, médicos, monstros e outros personagens complicados de se identificar foram para as ladeiras da Cidade Alta. Animados pelo frevo e pela batida do maracatu, não ficaram parados e levaram vida para Olinda.



A rua da Prefeitura da cidade foi o ponto alto de encontro para praticamente todos os foliões. Quando o D’breck chegou ao local, a festa aumentou ainda mais e o espaço obviamente reduziu. Mas esse último ponto pouco foi notado por quem tinha o Carnaval nas veias.
Rua de São Bento ficou lotada com a passagem do D'breck. Foto: Fábio Jardelino/NE10
Rua de São Bento ficou lotada com a passagem do D’breck. Foto: Fábio Jardelino/NE10
“Olinda é Olinda. Nós saímos de João Pessoa todos os anos e é um vício. Tem que vir todo ano”, disse o folião Alberto Amorim, que estava acompanhado dos amigos vindo da Paraíba.
Com relação aos serviços prestados pela prefeitura, a reportagem do NE10 notou velhos problemas da folia como poucas lixeiras, por exemplo. Com relação aos banheiros, a novidade deste ano foi o espaço vip em que o folião pagava para utilizar o serviço. Claro havia os já conhecidos banheiros químicos para as pessoas. Ainda assim, teve quem ignorasse isso e utilizasse a rua.
Banheiros vips foram novidade neste ano. Foto: Fábio Jardelino/NE10
Banheiros vips foram novidade neste ano. Foto: Fábio Jardelino/NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...