terça-feira, 28 de maio de 2013

Pão de Açúcar: Ônibus carrega o Sonho da Emancipação.


O sonho da liberdade que por muitos anos vem alimentando o imaginário do povo trabalhador do Distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, vem ganhando asas e a cada dia se torna mais real, pondo fim a um contido desejo de emancipação onde a “Capital da Camisaria” caminha para trilhar o caminho de suas “irmãs mais velhas” Santa Cruz do Capibaribe e Toritama que se libertaram da terra mãe Taquaritinga e se transformaram em potências econômicas movimentando toda a economia do Agreste Pernambucano e consolidando uma inóspita região em um polo têxtil considerado um dos maiores do Brasil.
São muitas idas e vindas e o sonho de emancipalistas de todo Brasil se tornam cada vez mais reais. Pessoas simples, trabalhadores, políticos, donas de casa, jovens, gente comum que enxerga em caminhar com as próprias pernas a possibilidade de construção de um futuro melhor.
Viajando nas asas desse sonho seguem empresários e políticos de Pão de Açúcar que já contabilizam incontáveis idas e vindas a Capital Federal para acompanharem a tramitação de um Projeto de Lei Complementar (PLC), a ser votado na Câmara dos Deputados no próximo dia quatro de junho, pode devolver às Assembleias Legislativas a autonomia de criar novos municípios, dezessete anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos Estados o poder de decidir sobre emancipações o que brecou a farra emancipalista que criou novas cidades sem a mínima viabilidade, atendendo apenas a interesses políticos.
Um dos grandes batalhadores do sonho da liberdade da Capital da Camisaria é o radialista Alberes Xavier, mesclando muita competência, idealismo, coragem e determinação, este comunicador tem se consolidado como o “Porta Voz da Liberdade”, face ao seu grande poder de articulação e trânsito com parlamentares de todo País, atributos que muito contribuíram com o andamento deste processo de emancipação.
O sonho que só seguia nas asas da imaginação ou de aviões rumo ao planalto central dessa vez também seguirá de ônibus, onde 53 emancipalistas representando os empresários, igrejas, imprensa, donas de casa e outros segmentos, se preparam para enveredar Brasil a dentro em uma viagem que terá início na manhã do próximo domingo (2 de junho) na feira de Pão de Açúcar e se estenderá até a segunda a noite, ocasião onde a comitiva chega a Capital Federal.
O ônibus foi alugado por R$ 12.800,00 e será pago por comerciantes, políticos e personalidades de Pão de Açúcar cabendo aos passageiros custearem apenas as suas despesas de alimentação, pois a hospedagem será em casas de pessoas da região que moram na Capital Federal.
A comitiva irá engrossar o coro de emancipalistas de todo Brasil que prometem lotar Brasília na próxima terça-feira (4 de junho), data que o Presidente da Câmara se comprometeu em colocar em votação a tão sonhada e prometida PLP 416, que devolve aos estados o poder de legislar sobre a criação de novos municípios.
“Na saída do ônibus vamos fazer um café da manhã que vai contar com a presença dos artistas daqui pra fazerem o chamamento onde todos os recantos de Taquaritinga estejam representados, mostrando que não é só Pão de Açúcar que tem esse desejo e sim todo município”, finalizou o visionário Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...