sábado, 9 de fevereiro de 2013

Galo da Madrugada o maior bloco do mundo


Galo da Madrugada inunda Recife com águas de frevo



679fe478f5ecea62e6f46feee3bccbf7.jpg
Galo da Madrugada reina absoluto no Centro do Recife
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Rômulo Alcoforado
Especial para o NE10
Nem bem as primeiras lâminas de luz solar, entrevistas pelas persianas da janela, invadem o quarto de um bom pernambucano no Sábado de Zé Pereira, e ele já se põe de pé num pulo. A fantasia pensada com antecedência, um adereço imaginado com cuidado, o mais profundo ânimo buscado em algum recôndito do espírito e... pronto! É assim que, multiplicada por 2,5 milhões de pessoas, faz-se a mágica do Galo da Madrugada. Em 2013, o 36º desfile do maior bloco do mundo provou, novamente, a ligação especial deste povo com a folia no Centro do Recife. Afirmou - e sublinhou - o que todo e qualquer cidadão de Pernambuco sabe: Nós nascemos para o Carnaval.

 
Fotos: Alexandre Gondim/JC Imagem

No ano em que o Rio São Francisco foi o tema do desfile - "O Rio São Francisco deságua no mar do frevo -, é justo afirmar que o Galo da Madrugada inundou o Centro da cidade com o ritmo pernambucano. Nada menos que 25 trios elétricos, 32 orquestras e mais de 60 cantores embalam as mais de 2,5 milhões de pessoas no Galo.
A animação do povo é visível - quase palpável. Basta o frevo se anunciar, mesmo timidamente a princípio, para o público levantar, dançar e cantar a plenos pulmões. Uma dessas pessoas é o administrador Vladimir Albuquerque. "Espero o ano todo por essa festa maravilhosa, e ela nunca me decepciona", diz.



Além de animação, não faltaram fantasias. As tradicionais estiveram presentes, bem como as mais criativas. O autônomo Marcos Antônio se vestiu como "Catarina, a vendedora de virgindade", em alusão à catarinense que leiloou sua primeira vez. "Estou à procura de um comprador. Os lances começam em R$ 1,5 milhão", diverte-se, devidamente metido dentro de um vestido branco e com uma peruca loira na cabeça.

Foto: Helia Sheppa/JC Imagem

Havia gente de toda parte. Vanessa Mello veio de longe. Natural de Belo Horizonte, a bancária chegou ao Recife para o Carnaval. Estava encantada: "Eu não conhecia muito o frevo, mas é impressionante. Quando toca, todo mundo se anima. É de arrepiar. Já fui a outras cidades, mas, sem dúvida, esse aqui é o melhor carnaval do mundo". Diante de tudo isso que vai acima, alguém ainda há de discordar?

Fotos: Guga Matos/JC Imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...