sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco o pai do real morre !


Morre Itamar Franco o presidente do plano real.

O  senador e ex. presidente Itmar Franco de 81 anos, morreu neste sábado dia 02 de julho no hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnósticado com leucêmia.
Itamar se licenciou poucos dias depois para realizar os tratamentos contra a doença e segundo os médicos vinha respondendo bem as sessões de quimioterápia.
Dia 27 de junho porém boletins médicos mostrou que o senador havia contraído uma pneumônia grave , e foi transferido para a UTI, Unidade de Tratamento Intensivo do hospital , a leucêmia havia sido  detectada após o ex. presidente realizar exames devido a uma forte gripe.
O ex. presidente que governou o país de 1992 a 1994,  após a renúncia de Fernando Collor de Mello, completou 81 anos no dia 28 de junho , Itamar também governou  o estado de Minas Gerais de 1999 e 2003, e foi eleito senador no ano passado pelo PPS, com a votação expressiva de 5.125.455  votos  , sendo ao lado de Aécio Neves os dois senadores eleitos por Minas Gerais
                         
                             
                    PERFIL

O engenheiro Itamar Augusto Cautieiro Franco , nasceu no dia 28 de junho de 1930, a bordo de um navio ele foi registrado em Salvador (BA), sua carreira política teve início no MDB, (Movimento Democratico Brasileiro ), legenda pelo qual foi eleito prefeito por Juiz de Fora, por duas vezes,1967 a 1971, 1973 a 1974, também representou o MDB, Itamar chegou a Brasília no primeiro mandato de senador em 1974, ele se reelegeu em 1982, já como militante do PMDB, quatro anos depois Itmar migrou para o PL, após divergências com o diretório  mineiro do PMDB, ele chegou a concorrer ao governo de Minas mais perdeu a disputa para membros do próprio PMDB.
Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente após o regime militar, Itamar foi eleito vice presidente do Brasil, pelo PRN, na chapa de Fernando Collor de Mello,  Collor recebeu 20 milhões de votos no primeiro turno, e 35 milhões no segundo turno contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

                    PRESIDÊNCIA


Itamar Franco tomou posse da presidência da república em 02 de outubro de 1992, após a renúncia do presidente Fernando Collor de Mello e do processo ao qual levou o seu impeachment, o mineiro nascido na Bahia permaneceu no cargo comandando a nação pelo período de dois anos, três meses e vinte e nove dias.Seu governo foi marcado  coêsão de partidos com o objetivo de garantir a governabilidade e a estabilidade democrâtica após o processo do impeachment que mobilizou a sociedade e os crescentes problemas economicos,como a escada da inflação.É dois feito de Itamar como presidente está: a aprovação do IPMF (Imposto Provisório de Movimentação Financeira), que em 1996, passou a ser chamado de CPMF(Contribuíção provisória de Movimento Financeiro).
,Em 1993 o governo realizou  um plebicito previsto na constituíção de 1988, para escolher a forma e  sistema de governo brasileiro, o resultado confirmou o regime republicano e o sistema presidencialista.
Ainda no governo Itamar Franco em 1993, foi nomeado ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, incubido com a tarefa de combater a inflação, no mesmo ano o Brasil adotou o cruzeiro real, e foi lançado o plano de estabilidade economica que preparava o país para a introdução de uma nova moeda.
Em julho de 1994,o real começou a circular a estabilidade economica do plano real garantiu ao então ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, a vitória na disputa presidencial daquele ano.

                    VIDA PÚBLICA

Desde que passou a faixa de presidente a Fernando Henrique Cardoso em 1º de janeiro de 1995, Itamar seguiu na pública, ele se tornou embaixador do Brasil em Portugal ,entre 1995 a 1996 e depois representou o país na OEA Organização dos Estados Americanos,de 1996 a 1998, neste ano depois de não ter conseguido a indicação do PMDB, para disputar a presidência Itamar venceu as eleições para o governo de Minas Gerais, ele tentou concorrer as eleições presidenciaisde 2002,2006 perdeu a indicação do partido novamente para outros candidatos e em 2009, Itmar anunciou sua filiação ao PPS, e anunciou que no ano segunte iria ser candidato ao senado , como foi é foi eleito para o senado.
O ex. presidente foi eleito senador por Minas Gerais com uma votação de 5.125.455 votos, seu suplenrte é José pereira de Oliveira ex. presidente do cruzeiro .

Folha.com
O engenheiro Itamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...