quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Saboreie e se surpreenda com Taquaritinga do Norte, a capital do café em Pernambuco




 O café produzido em Taquaritinga do Norte tem ligação com a primeira remessa que chegou ao Brasil e se destaca pela qualidade excepcional Foto: Ed Machado / Empetur / Divulgação

A pequena e charmosa Taquaritinga do Norte, encravada no topo da Serra da Taquara, no Agreste de Pernambuco, a cerca de 190 km do Recife, sempre foi conhecida como a “Dália da Serra”, pela grande quantidade das lindas plantas que florescem na cidade que fica a uma altitude de 785 metros e tem temperatura média anual de 18 graus. Mas ultimamente ela passou a ser conhecida (e reconhecida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2019) como a Capital do Café em Pernambuco, por ser responsável por mais de um terço da produção estadual. A planta em destaque no turismo pode até ter mudado, o que não mudou foi a capacidade do lugar de atrair e encantar os visitantes.


Uma das principais propriedades é o Sítio Conceição que foi aberto para visitação há cerca de 5 anos. Lá é produzido o Café Terral Ecológico e as pessoas acompanham todo o processo desde o plantio e colheita (dependendo claro da época) até a torra e a aguardada degustação, além de assistir uma mini-palestra sobre a história da planta.

A empresária Vanessa Tamyres, que mora em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, ficou encantada com o que viu e aprendeu no local. "Eu não conhecia Taquaritinga do Norte e não imaginava que, além de belezas, ela tivesse tanta história. Me surpreendi muito com a visita na fazenda e com a altíssima qualidade do café produzido aqui. Eles dão uma verdadeira aula sobre o assunto e o melhor é que no final vem a degustação, quando a gente comprova na prática o quanto ele realmente é especial e diferenciado", elogiou, enquanto tomava a primeira de muitas xícaras da bebida.



São muitos mirantes, como o do Sítio Cumbe e e do Cruzeiro, onde além da cruz fica um letreiro gigante com o nome da cidade. "Temos ótimos pontos com vistas privilegiadas para admirar toda a natureza e beleza da cidade. Cada mirante tem um uma paisagem diferente e vale a pena conhecer todos", disse o guia local conhecido como João Galego.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...