sábado, 23 de dezembro de 2017

Triste Realidade: País tem 11,8 milhões de analfabetos



O país tinha 11,8 milhões de analfabetos no ano passado, divulgou o IBGE ontem (21). O número representa 7,2% da população de 15 anos ou mais. A taxa entre pretos e pardos é de 9,9%, mais de que o dobro da de pessoas brancas (4,2%).

Os dados fazem parte do módulo de educação da Pnad Contínua, pesquisa domiciliar que abrange todo o território nacional. O IBGE compilou novos dados e ampliou a área de cobertura em relação às pesquisas anteriores sobre analfabetismo. Não há ainda série de comparação.

A investigação por raça ou cor é inédita e mostra que brancos têm mais acesso à educação no país do que negros. Populações mais velhas têm maior contingente de analfabetos. A taxa de analfabetismo de pessoas com 60 anos ou mais é a mais alta do país, de 20,4%, ou 6,07 milhões de pessoas.

A diferença racial também está presente nas faixas de idade mais avançadas. Entre pretos e pardos nessa faixa, 30,7% são analfabetos. O mesmo indicador para brancos chega a 11,7% da população. (Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pré-candidato a prefeito Jânio Arruda (PSD) anuncia Professor Jurandir Tavares (MDB) como seu pré-candidato a vice-prefeito de Taquaritinga do Norte-PE

  Na tarde do último sábado (27), durante o seu programa institucional Espaço Popular, na Rádio Farol FM 90.5 e com retransmissão da Rádio T...