segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Reforma do Ensino Médio deverá ser implementada nas escolas em 2020



Apesar da recente aprovação, a Reforma do Ensino Médio poderá ser implementada apenas em 2020 e, mesmo nesse período, ela não deve chegar imediatamente às escolas, de acordo com previsão dos estados e das escolas particulares.

Eles estipulam esse prazo porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é fundamental para a implementação da reforma, ainda está em discussão no Ministério da Educação (MEC). “Quem entra nos holofotes agora é a Base, o início da implantação da reforma é atrelado à Base”, explica o MEC.

De acordo com a Agência Brasil, a BNCC será definida pelo MEC e encaminhada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para só depois retornar à pasta para homologação. “Se isso ocorrer no segundo semestre, teremos até 2020 para iniciar o processo. Claro que vai depender de grande discussão, de várias definições. Começa agora uma etapa de discussão nos estados de como se dará a implementação”, esclarece o ministério.

Como estabelecido na reforma, as escolas devem passar a oferecer opções de itinerários formativos para os estudantes, que terão que optar por uma formação com ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica. A ênfase escolhida vai compreender 40% da formação enquanto o restante do tempo será dedicado à formação comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular. (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...