sexta-feira, 4 de março de 2016

PF cumpre mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula



A Polícia Federal deflagrou a 24ª fase da Operação Lava Jato na manhã desta sexta-feira (4). A ação acontece em endereços ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, conhecido como Lulinha. Nesta fase, a PF investiga se as empreiteiras e Bumlai beneficiaram o ex-presidente através do tríplex no Guarujá e do sítio em Atibaia. A operação foi batizada de Alétheia em referência a uma expressão grega que significa busca da verdade. O ex-presidente foi levado em um carro descaracterizado para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para prestar depoimento. O ex-ministro e atualmente deputado federal Orlando Silva confirmou informação.

Também serão ouvidos Marisa, mulher de Lula, os filhos do casal Marcos Cláudio, Fábio Luis e Sandro Luis, e a nora Marlene Araújo.
Lula foi alvo de busca e apreensão e condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento e liberada. Ele deixou a sua casa no carro da PF. Por volta das 6h, quatro carros da PF entraram no prédio de Lula, em São Bernardo, enquanto cerca de 10 agentes permaneceram na portaria. O ex-presidente estava 'tranquilo' no momento da chegada dos agentes, conforme informações do jornal Folha de S. Paulo. Os advogados do ex-presidente haviam entrado com habeas corpus para evitar o mandado, mas o documento valia só para São Paulo e o juiz federal Sergio Moro despacha de Curitiba. 
Na lista da PF se encontram ainda o empresário Fernando Bittar e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de condução coercitiva. As empreiteiras OAS e a Gamecorp (do filho de Lula, Fabio Luis), também são alvos.
Ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Participam da ação cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal. A determinação é do juiz federal Sergio Moro, de Curitiba.
Estão sendo investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, relacionados à Petrobras. A Lava Jato relevou esquemas criminosos que envolve o pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Estatal a partidos políticos.
Confira abaixo a lista completa de mandados que a Polícia Federal cumpre nesta sexta:
Rio de Janeiro (Capital): dois mandados de busca e apreensão
Bahia (Salvador): cinco mandados de busca e apreensão e uma condução coercitiva
São Paulo:
Capital – 18 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas
SBC – cinco mandados de busca e apreensão e duas conduções coercitivas
Guarujá – um mandado de busca e apreensão
Diadema – um mandado de busca e apreensão e uma condução coercitiva
Santo André – um mandado de busca e apreensão
Manduri – um mandado de busca e apreensão
Atibaia – dois mandados de busca e apreensão e uma condução coercitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...