Candidato também assumiu o compromisso de aumentar para 3 mil o número de alunos do Ganhe o Mundo
Representantes da comunidade escolar de Pernambuco se reuniram, nesta quarta-feira (27), para declarar seu apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB). Em discurso para mais de 5 mil pessoas, entre docentes, gestores, estudantes, familiares de alunos, servidores e funcionários da rede de ensino, o socialista assumiu o compromisso de duplicar, até 2018, o piso salarial dos professores do Estado. "Avançamos muito na Educação desde 2007, mas ainda é preciso construir muito mais. Precisamos qualificar mais e remunerar melhor os nossos professores. Nos quatro anos do meu mandato, seremos capazes de dobrar a remuneração da categoria", garantiu.
Além do reajuste, Paulo também declarou que vai aumentar de 1,6 mil para 3 mil o número de alunos que participam anualmente do programa Ganhe o Mundo, onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer um país estrangeiro e aprender uma nova língua. A iniciativa também amplia as vagas para que os professores de toda a rede participem de programas de mobilidade acadêmica (hoje, existem programas voltados para aqueles que exercitam o ensino de línguas). Os recursos para colocar essas propostas em prática, explicou Câmara, estarão disponíveis por conta do aumento previsto da arrecadação e do modelo inteligente de gestão, que ele ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos.

O candidato também destacou o Programa Nova Escola Integrada de Pernambuco, que cuidará da formação dos estudantes do Estado desde a primeira infância até o Ensino Superior. Ele ressaltou, entre as propostas, a universalização das escolas em ensino integral, onde serão feitas parcerias com os municípios para que cada um deles tenha pelo menos uma unidade do tipo, garantindo matrícula a todo aluno da rede que quiser uma vaga. Paulo também ressaltou a Rede de Escolas Técnicas do Estado, que terá 40 unidades a partir de 2015, com capacidade para formar até 50 mil alunos, e a criação de uma Faculdade Técnica, para a formação de professores.
"O meu ideal é o mesmo que Eduardo tinha, e que pode ser expresso em uma frase que ele falou várias vezes e que eu repito hoje para vocês: ‘só quando o filho do rico estudar na mesma escola que o filho do pobre, teremos um Brasil forte e uma sociedade mais justa’. Esse é o meu sonho. E eu vou realizá-lo em Pernambuco. Para isso, contarei com a ajuda de todos vocês", convocou Paulo Câmara.
Crédito das fotos: Aluísio Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário