quarta-feira, 7 de maio de 2014

ELA ERA INOCENTE!


*Dr. Paulo Lima

Sempre costumo dizer que a violência diuturna e cada vez mais crescente em nossa sociedade está fazendo com que percamos nossa sensibilidade, o que é muito sério, já que não podemos nem devemos arrefecer, jamais, o nosso sentimento de indignação frente aos acontecimentos que chocam, agridem  e se contrapõem ao sentimento de irmandade e de solidariedade que deve nortear a convivência entre nós, pessoas civilizadas.  Refiro-me aos atos violentos divulgados pela imprensa de nosso País, nos últimos dias, a exemplo da morte de um garoto de 11 anos, Bernardo Boldrini, no dia 04 de abril, na cidade de Três Passos, no Paraná, crime cometido por sua própria madrasta, que lhe aplicou uma injeção letal e depois o enterrou; da morte estúpida do torcedor Paulo Ricardo, no Estádio de Futebol do Santa Cruz, no Recife, atingido na cabeça por uma bacia sanitária atirada de cima das arquibancadas,  na última sexta-feira, dia 02 de maio; e  no sábado passado, dia 03, do brutal linchamento  de uma dona de casa, por nomeFabiane de Jesus, na cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. Indaguei, no meu último artigo, se a estupidez e a brutalidade teriam limites e, infelizmente, reconheço que não. É uma pena.
Vejam que a coitada dessa mulher foi brutalmente espancada até a morte, por uma turba enfurecida, sem nenhuma razão, já que estava voltando da igreja, onde foi buscar uma bíblia que havia esquecido e teria sido confundida com uma mulher que estaria sequestrando crianças para realizar atos de magia negra, vejam vocês! E se ela fosse realmente culpada, merecia a morte por linchamento?  A resposta é tão óbvia que dispensacomentários...
O mais grave é que nem mesmo este fato – refiro-me ao sequestro de crianças – era verdadeiro, tudo não passando de boatos, propagados através de um blog, chamado“Guarujá Alerta”, cuja página no facebook postou um retrato falado de uma suposta sequestradora de crianças. Acontece que nunca houve a tal sequestradora e, no entanto, o boato foi propagado de forma irresponsável e deu no que deu.  De quem é a culpa, afinal?
O fato é que a nossa sociedade está doente, já que não mais acredita nas instituições, preferindo, no mais das vezes, fazer justiça com as próprias mãos e isto é sobremaneira grave!
Sim, posto que na medida em que a própria sociedade deixa de acreditar nas instituições por ela criadas e que lhe dão alicerce, passando a fazer uso da força, justiçando inocentes ou mesmo culpados, está-se diante de um fato muito grave, já que abandona-se o estado de direito indo de encontro à barbárie!
A nós, que assistimos a estes fatos, quase que impassíveis, só nos resta à indignação e a esperança de que sejam apurados e punidos com rigor, para que não mais ocorram.
Um abraço a todos.

*Dr. Paulo Lima é Advogado e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...