quarta-feira, 22 de maio de 2013

SNC reúne gestores pernambucanos em oficina do MINC


Em Pernambuco, a Oficina para Implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi promovida pela Coordenação Geral de Institucionalização e Monitoramento do SNC (CGIM) da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) em parceria com a Representação Regional Nordeste (RRNE / MinC) iniciou sua programação nesta última segunda feira (20) com um panorama da atual situação do sistema junto aos gestores, agentes culturais e autoridades estaduais. A meta é focar na incorporação do sistema por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Federativa, de forma bilateral entre Governo Federal, Estados e Municípios. O evento seguiu seu cronograma até o dia 22 de maio apresentando conceitos, princípios e componentes do SNC, além do processo de integração dos Sistemas Estaduais e Municipais de cultura.
Ministrado pela assessora da RRNE Fernanda Matos, pela consultora da UNESCO Telma Olivieri e o Servidor Federal do Ministério da Cultura Sérgio Pinto, o encontro esclareceu sobre a elaboração do plano de trabalho dos municípios. O representante da Secretaria de Cultura do Recife, Fernando Coelho Filho, esteve presente na cerimônia de abertura e explicou a importância do processo na adesão do SNC: “Nota-se que muitos municípios ainda não se integraram ao SNC aqui em Pernambuco. Para o governo estadual e os municípios prezarem pela continuidade de suas ações e administrar de forma dinâmica os recursos financeiros federais, é preciso que a sociedade esteja participando ativamente do Sistema Nacional de Cultura”.
Cerca de 22 estados, Distrito Federal e 1777 municípios já assinaram ou estão presentes a assinar o Acordo de Cooperação Federativa. Cerca de 744 municípios já cumpriram todas as fases de formalização e iniciam o processo de construção dos sistemas de cultura. Segundo a consultora Telma Olivieri, as oficinas funcionam de forma didática para a formação de gestores culturais. “Esses encontros foram pensados no final do ano passado para os municípios que aderiram o SNC. É uma etapa fundamental, pois o processo passo a passo da implementação do sistema ainda é desconhecido. As oficinas servem para formar e capacitar os secretários de cultura na gestão das políticas culturais”, informou.
A reunião reuniu municípios em diferentes estágios de alinhamento ao SNC e as oficinas seguiram até esta quarta-feira (22/05), no Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), das 9h às 18h e Taquaritinga do Norte foi representada no evento pela Secretária de Educação e Cultura Ilka Paloma e pela Diretora de Cultura Anália Arruda.Baseado no texto de Álvaro Júnior – Ascom MinC / RRNE / Fotos: Álvaro Júnior e Juliano da Hora / SEDUC. (http://culturadigital.br/mincnordeste/2013/05/21/snc-reune-gestores-pernambucanos-em-oficina-do-minc/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...