segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que a psicanálise tem a dizer sobre o fenômeno da paixão política?


 x  

Sabe-se que a configuração social atual é diversa, confusa, falta uma solidez aos sujeitos contemporâneos. Essas mudanças são fruto de algumas lutas históricas, como os movimentos hippie e feminista, que invadiram o cenário nacional na década de 60 e pediam morte ao Pai. E quando falamos de Pai, com letra maiúscula, que possamos entender como a Lei.
Por exemplo, há algumas décadas atrás, tínhamos um Estado forte, uma autoridade rígida, que dizia o que os cidadãos tinham que fazer, como se comportar, como pensar. Com essa queda da Lei os sujeitos ainda não sabem bem o que fazer, como lidar com essa nova modalidade social, há uma confusão pelo excesso de liberdade que se impõe.
A partir desse contexto, como situar então o ardor que move as militâncias políticas? Simples, a sociedade em busca dessa autoridade paterna em declínio, dessa Lei que já não vigora como outrora, elege líderes que possam restituir esse poder paternal. É o caso da eleição e repercussão do ex-presidente Lula, onde temos um fenômeno completamente novo, do desejo do povo por um dos seus, um operário como seu representante.
O que implica numa idéia de autoridade diferenciada, não mais verticalizada, não mais de um outro que diz o que as massas devem pensar e fazer, que está no topo e distante da maioria, mas de um outro que é “nós”. Trata-se de uma autoridade horizontal.
Contudo, a acentuada paixão política que vivenciamos na nossa região é a tentativa de salvar a Lei em declínio. Segundo a psicanálise, é a manifestação popular em busca de um Pai, mas não de um Pai qualquer. E sim daquele que possa ter surgido do povo e para o povo.
                                                                
                                                       

Thereza Cristina Leandro da Silva Queiroz Santos
(Graduada em Psicologia –UEPB, mestranda em Educação –UFPB)

4 comentários:

  1. O povo busca o "grande irmão" que vai levar eles a uma era de glorias e paz...
    Chega a ser patético...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Achei bastante interessante a matéria da Drª. Tereza Cristina, pois fiquei curiosa com o título e procurei analisar cada colocação. Como sou estudiosa desse campo das Ciências Humanas, pensei de que forma seria essa associação com a Psicanálise. Pois é, as pessoas ansiosas sentem com muita intensidade os estímulos que acontecem ao seu redor. Esta intensidade faz com que elas não consigam decifrar ou elaborar o que esta ocorrendo, o que faz a sua ansiedade aumentar a níveis muito altos, tencionando ou perturbando funcionalmente a operação de órgãos que de alguma maneira esteja relacionado com o Sistema Nervoso Central. Segundo a Psicanálise, gera uma histeria dissociativa onde o estímulo é sentido de forma tão intensa que quebra a funcionalidade da própria mente, descoordenando-a e levando a pessoa a atos dissociados da realidade que a cercam por mais ou menos tempo. Explicação da Psicanálise.
    Parabéns garota,
    Maria da Conceição Lucena (Psicopedagoga Institucional e Clínica) Formação continuada em Psicanálise, Teoria e Técnica.

    ResponderExcluir

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...