segunda-feira, 22 de março de 2010

DALIA NET "SAÚDE" PERVENÇÃO CONTRA O CANCER DE PULMÃO


Prevenção do câncer brônquico.

O que é prevenção de um tipo de câncer?

Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença através de ações que a afastem de fatores que propiciem o desarranjo celular que acontece nos estágios bem iniciais, quando apenas algumas poucas células estão sofrendo as agressões que podem transformá-las em malignas. São os chamados fatores de risco.

Além disso, outra forma de prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo e que, por motivos muitas vezes desconhecidos, estão menos associadas ao aparecimento desses tumores.

Nem todos os cânceres têm esses fatores de risco e de proteção identificados e, entre os já reconhecidamente envolvidos, nem todos podem ser facilmente modificáveis, como a herança genética (história familiar), por exemplo.

Como se faz prevenção do câncer de pulmão?

O câncer de pulmão, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis (para maiores informações sobre fatores de risco para esse tipo de câncer leia o artigo "Detecção Precoce do Câncer de Pulmão" nesse site).

Alguns desses fatores de risco são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Há também os fatores de proteção. Ou seja, fatores que se a pessoa está exposta, a sua possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer diminui. Entre esses fatores de proteção também há os que se pode modificar, se expondo mais a eles.

Os fatores de risco e proteção para câncer de pulmão mais conhecidos e que podem ser modificados são:
Fumo
Consumir tabaco em qualquer forma é o maior fator de risco para esse tipo de tumor. Noventa por cento (90%) das pessoas que desenvolvem esse tipo de câncer fumam, fumaram ou se expuseram através da fumaça ambiental (fumo passivo) de cigarros ou assemelhados (palheiros, charutos, cachimbo).

Nunca iniciar a prática de fumar ou, para quem fuma, parar de fumar é uma forma efetiva de diminuir as chances de desenvolver câncer de pulmão.

Após 10 anos de abstinência, o risco de desenvolver câncer de pulmão cai em até 50%. Parar de fumar diminui as chances de desenvolver este tipo de câncer inclusive em quem já teve um tumor no pulmão. É a prevenção do chamado "segundo tumor primário".


Fumo passivo
Inalar a fumaça que vêm de cigarros ou assemelhados também é um fator de risco para câncer de pulmão. Evitar inalar estas substâncias, principalmente em ambientes fechados, é uma forma de prevenir o desenvolvimento deste tipo de tumor.


Beta-caroteno
Esta substância é comum em vários alimentos na sua forma natural. Porém, ela também é utilizada como suplemento vitamínico por algumas pessoas, na forma de medicação. Estudos demonstraram que fumantes que utilizam beta-caroteno na forma de suplementação vitamínica têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão. Logo, os fumantes, principalmente quem fumam mais de 20 cigarros por dia, devem evitar o uso de medicações que tenham em seus componenetes o beta-caroteno como os multivitamínicos.

Vários estudos têm sido feitos para identificar substâncias que, se ingeridas regularmente, diminuem as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de tumor.

Porém, até o momento nenhum estudo demonstrou real eficácia no uso de substâncias que impeçam o desenvolvimento desse câncer ou de suas lesões precursoras.


Conclusões

Evitar que as pessoas iniciem a prática de fumar e ajudar os fumantes a parar de fumar é a mais importante ação preventiva a ser desenvolvida.

Ela é importante não só para prevenir o câncer de pulmão - que é o câncer responsável por um número significativo de doentes no nosso meio e por grande parte das mortes relacionadas a neoplasias - mas também para prevenir inúmeros outros tipos de cânceres e outros tipos de doenças, como as cardiovasculares, associadas ao consumo de tabaco.


Dr Francisco de Souza Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...