quinta-feira, 2 de julho de 2009

Enquanto Virgílio não devolve o que surripiou do Senado,Petrobras e empresa americana vão desenvolver tecnologias para poços do pré-sal


Rio de Janeiro - Com foco nos projetos do pré-sal, a Petrobras e a empresa norte-americana Baker Hughes - fornecedora de equipamentos, serviços e softwares para a indústria de petróleo e gás - firmaram nessa quarta-feira (1º) acordo de cooperação voltado para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para as áreas de poço, reservatórios e elevação e escoamento de petróleo.

Segundo informações da Petrobras, a carteira de projetos definida pelo acordo resultará na implantação, em 2010, do Centro de Tecnologias do Rio (RTC) a ser instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão.

Presente no mercado brasileiro há cerca de 40 anos, a empresa norte-americana ampliará agora seus investimentos na área de desenvolvimento de tecnologias no país, tendo como foco as demandas da Petrobras.

O investimento estimado para os próximos quatro anos na implantação do centro tecnológico será de R$ 32 milhões para a Petrobras e de R$ 56 milhões para a Baker Hughes. A iniciativa prevê também o envolvimento das universidades de Campinas (Unicamp) , do Rio de Janeiro (UFRJ), de Macaé (Uenf) e da Ponticícia Universidade Católica do Rio, que atuarão em parceria com as duas empresas.

Na nota, a Petrobras esclarece que, o Centro de Tecnologias funcionará “como um polo de desenvolvimento e aplicação de tecnologias e atuará nas áreas de caracterização de reservatórios, otimização da perfuração, completação de poços e produção”.

O vice-presidente da Baker para o Brasil, Maurício Figeuiredo, disse, por meio da assessoria de imprensa da Petrobras, que o foco do trabalho a ser desenvolvido estará “voltado para a redução de custos de construção e avaliação de poços em águas profundas e para a otimização da produção e do fator de recuperação dos reservatórios, com a gradativa evolução do conhecimento das acumulações do pré-sal”.

Também por meio da assessoria de imprensa da estatal, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, lembrou que "a Baker já é uma parceira antiga da Petrobras.


O acordo foi assinado pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e pelo diretor de Operações da Baker Hughes, Martin Craighead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...