domingo, 19 de fevereiro de 2023

A Lendária Fazenda Carnaúba, Berço da Família Pereira do Pajeú "Lugar de Memória Cariri Cangaço"

 


A Lendária Fazenda Carnaúba, Berço da Família Pereira do Pajeú "Lugar de Memória Cariri Cangaço"

Cariri Cangaço 2022 na Fazenda Carnaúba

Seguindo a agenda do primeiro dia de atividades o Cariri Cangaço partiu da Fazenda Pitombeira em Serra Talhada para visitar outro dos principais cenários históricos de toda região do Pajeú. Chegamos ao Distrito do Bom Nome, território precioso do município pernambucano de São José de Belmonte e ali à Fazenda Carnaúba; berço de uma das mais tradicionais famílias do sertão nordestino; a família Pereira, sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú. A Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba, palco de alguns dos mais significativos e simbólicos episódios do começo do século XX na Pajeú.

Fazenda Carnaúba; berço de uma das mais tradicionais famílias do sertão nordestino; a família Pereira, sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú. A Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba

Eram cerca de meio dia e meia do sábado, dia 12 de novembro de 2022, quando a caravana de pesquisadores Cariri Cangaço de todo o Brasil chegou a Fazenda Carnaúba, sendo recepcionada pelas atuais proprietárias; Francisca  Conrado (dona Santinha) e sua filha Lilianne e de maneira muito especial poCilene Pereira Valões; neta de Né da Carnaúba e anfitriã do Cariri Cangaço Bom Nome e ainda, pelo vereador Paulo Pereira.  

Do patamar da singela Capela da Fazenda Carnaúba o Conselheiro Cariri Cangaço, Joaquim Pereira, fez a apresentação do contexto histórico e principais acontecimentos que tiveram como cenário a emblemática Fazenda , desde o casamento do senhor José Pereira da Silva com Jacinta Océria de Santo Antônio que recebeu do pai, José Carlos Rodrigues, como dote de casamento, a Fazenda Carnaúba ate se tornar o feudo principal e berço da tradicional família Pereira do Pajeú."

Conselheiro Joaquim Pereira
Joaquim Pereira e o contexto histórico da fazenda Carnauba
Conselheiro Carlos Alberto

"A sede da Carnaúba data dos princípios do século XIX, época do Brasil Imperial, e era uma das mais prósperas fazendas de gado de toda a região do Pajeú. Cenário de embates entre Pereira e Carvalho, e do cangaço, cada detalhe dessa lendária fazenda exala história." cita Valdir Nogueira.

A Fazenda Carnaúba atualmente pertence a Francisca  Conrado; dona Santinha; e as filhas Lilianne e Norma, por herança do esposo e pai Vanildo Pereira, este filho do tantas vezes Deputado  Argemiro Pereira e neto de Né da Carnaúba. Quem nos conta é Joaquim Pereira da Silva, Conselheiro Cariri Cangaço, "a interação entre as duas sedes; Pitombeira e Carnaúba; sempre foi muito normal, fosse a cavalo ou a pés, nas veredas de ligação entre as duas sedes tinha alguém levando ou trazendo notícias/recados. Coincidentemente, nossas visitas no Cariri Cangaço agora de novembro, a comitiva fara o mesmo trajeto que era feito pelo pequeno grupo em número de sete, dos irmãos Ferreiras (Antônio, Livino e Virgolino), Antônio Rosa, Primo, Meia Noite e João Mariano indo da Pitombeira para Carnaúba para se juntar ao bando de Sinhô Pereira em agosto de 1920"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

João e Edijan Enildo sofrem nova derrota judicial por compra de votos

  Os vereadores de Toritama, Birino do São João (PSDB) e Edijan Enildo (PSDB), enfrentaram mais um revés na Justiça Eleitoral nesta terça-fe...