A equipe de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, atenta à importância de hábitos alimentares saudáveis para o desenvolvimento de crianças e jovens, desenvolve ações com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que valoriza a alimentação ofertada nas escolas.
O Secretário de Educação Marcos Augusto explica que o Pnae tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola. Temos uma equipe de nutricionistas muito preparada , Larissa, Adriely e Renata desempenham um ótimo trabalho em nossas escolas.
“Observamos que uma parcela significativa de crianças e jovens prefere consumir alimentos industrializados, sem nenhum valor nutritivo. Sendo assim, além de oferecer alimentação rica em nutrientes essenciais à saúde, nas unidades municipais de educação, a equipe da nutrição realiza várias ações com o objetivo de orientar e despertar para o tema.
Entre as ações há planejamento de cardápios direcionados a diferentes faixas etárias e modalidades de ensino, respeitando o hábito alimentar regional, a vocação agrícola e incentivando a promoção da alimentação saudável; realização de formação com as merendeiras sobre boas práticas na manipulação e distribuição dos alimentos ofertado aos alunos; e visita técnica às escolas, a fim de acompanhar o trabalho das merendeiras, observar a distribuição das refeições e a aceitação dos alunos.
A alimentação saudável também é incentivada por meio de vídeos educativos, atividades lúdicas, acompanhamento técnico no momento das refeições e palestras. “No caso da educação infantil, percebemos a importância da participação das crianças na construção dessa consciência alimentar. E elas próprias acabam por orientar os pais, que também participam de encontros com a equipe da nutrição".
“A mídia influencia ao propagar, por meio da publicidade, que os alimentos industrializados são práticos, nutritivos e saborosos, em detrimento daqueles ofertados pela escola, ricos em nutrientes essenciais à saúde. Nesse caso, as palestras ajudam a desmitificar o tema e promover práticas alimentares saudáveis."
Nenhum comentário:
Postar um comentário