terça-feira, 17 de março de 2020

Pernambuco tem 18 casos confirmados de coronavírus e governo suspende aulas no estado

Pernambuco teve mais dez confirmações do novo coronavírus e chegou, nesta segunda-feira (16), a 18 casos, de acordo com o governo do estado. Um deles é de um menino de 10 anos. Por causa da pandemia, serão suspensas, a partir da quarta-feira (18), as aulas em toda a rede estadual, pública e particular, para tentar diminuir as chances de contaminação dos estudantes (veja vídeo acima).
A informação foi repassada durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no Centro do Recife, durante reunião com o secretariado. De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), a decisão de suspender as aulas ocorreu por haver casos suspeitos da doença Covid-19 em todas as regiões do estado.
“Desses dez novos casos confirmados, três foram de transmissão local, de pessoas que tiveram contato com infectados. Os outros foram importados, contraídos em locais fora de Pernambuco. O que chamou a atenção é que tivemos dois casos em Jaboatão dos Guararapes e em Belo Jardim [no Agreste]”, afirmou o governador.
Um dos casos de Jaboatão é o de um menino de 10 anos. Segundo o governo, ele teve histórico de viagem para os Estados Unidos. Também está na lista de confirmações uma adolescente de 16 anos, do Recife, que também teve registro de viagem aos EUA.
Do total, são 10 mulheres e seis pessoas do sexo masculino. Dois casos foram informados pelo estado.
De acordo com André Longo, secretário estadual de Saúde, há 183 notificações, 81 descartes, 81 em investigação e três casos prováveis, que são os casos de pessoas que tiveram contato direto com quem teve exame positivo para o coronavírus.
“Tínhamos 11 casos prováveis e a maioria dos novos casos confirmados são dessas pessoas. O que levou a esse aumento de casos confirmados é a testagem, que começou a ser feita aqui em Pernambuco. Testando mais, vamos ter condição de dar resposta mais rápida e poder tomar as medidas mais rápidas das pessoas que vão precisar ser isoladas”, disse o secretário.
Governador paulo Câmara e seceretários partidciparam de anúncio de novo boletim de coronavírus, nesta segunda (16), no Recife — Foto: Pedro Alves/G1Governador paulo Câmara e seceretários partidciparam de anúncio de novo boletim de coronavírus, nesta segunda (16), no Recife — Foto: Pedro Alves/G1
Governador paulo Câmara e seceretários partidciparam de anúncio de novo boletim de coronavírus, nesta segunda (16), no Recife — Foto: Pedro Alves/G1
Na coletiva, Paulo Câmara informou, ainda, que a limpeza dos ônibus será intensificada. Mais cedo, a prefeitura de Olinda anunciou uma ação parecida, bem como a suspensão das aulas na rede municipal.
“Conversamos com as concessionárias de ônibus e vamos higienizar os coletivos ao final de cada viagem. A limpeza vai ser, praticamente, triplicada. Também vamos intensificar a limpeza dos terminais, estações e ampliar a conscientização dos passageiros sobre medidas de higiene”, declarou o governador.
--:--/--:--
Governo anuncia suspensão de aulas na rede pública em todo o estado
De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, a suspensão das aulas afeta, ao menos, 1,1 milhão de estudantes das redes públicas estadual e municipal, nos 184 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha (veja vídeo acima).
“Nosso planejamento inicial era fazer isso em etapas, observando a ocorrência dos casos no estado. Porém, com uma sequência de aparecimento de casos suspeitos em alguns municípios, entendemos e ouvindo a secretaria de saúde que série prudente fazer a suspensão das aulas a partir de quarta. Sabemos que essa decisão tem um impacto social enorme, porque os pais vão ter que coordenar a presença dos estudantes em casa para conter a epidemia”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, afirmou que, sobre o transporte público, também será suspenso o cadastramento de pessoas que querem receber o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Idoso, para evitar pessoas do grupo de maior risco em aglomerações de pessoas.
“Temos uma comissão permanente sobre ações que vão ser tomadas. A limpeza é feita, principalmente, em porta, corrimão, assentos e todos os pontos de contato. Adicionalmente, estamos suspendendo até o final do mês o agendamento e credenciamento de idosos para o VEM. pare evitar o grupo de maior risco num ambiente de cadastramento”, explicou.
00:00/01:31
Navio segue retido no Recife após turista testar positivo para Covid-19

Navio retido

Desde a quinta-feira (12), o navio Silver Shadow está retido no Porto do Recife, depois que um idoso de 78 anos foi internado com tosse, febre e dificuldade para respirar. Ele foi testado positivo para o novo coronavírus. Uma pessoa que teve contato com ele foi um dos casos de transmissão local (veja vídeo acima).
De acordo com o governador Paulo Câmara, na terça-feira (17) o estado deverá ter condições operacionais para remover ao menos uma parte dos passageiros, que são de 18 nacionalidades.
“Tivemos várias reuniões por telefone com o Ministério da Saúde e Defesa e amanhã teremos uma solução, se tudo correr como as devidas tratativas do dia de hoje. Reafirmamos que estamos ouvindo os especialistas. Se tivermos as devidas condições, poderemos remover parte dos passageiros”, explicou o governador.
De acordo com o secretário de Saúde, os passageiros deverão ser removidos de avião. "É uma operação que está sendo coordenada a várias mãos. Vai nos caber montar a logística, com segurança sanitária, para fazer o transporte dos passageiros do navio até o avião que será disponibilizado pela empresa que administra o navio", disse André Longo.
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...