sexta-feira, 26 de junho de 2020

Coronavírus: 1.426 casos confirmados no Agreste,

Estrutura da família coronavírus tem forma de coroa — Foto: Getty Images via BBC

Chegou a 55.804 o número de casos confirmados do novo coronavírus em todo o estado de Pernambuco. Destes, 1.426 casos foram confirmados no Agreste, 464 na Zona da Mata Sul e 220 no Sertão, nos municípios que fazem parte da área de cobertura do G1 Caruaru e Região. No total, 4.610 mortes foram confirmadas pelo novo coronavírus. Os recuperados totalizam 35.805 pessoas.
Em Caruaru, no Agreste, a prefeitura confirma 1.980 casos da doença, com 1.509 recuperados e 122 mortos. O número é diferente do divulgado pela SES porque, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, os hospitais locais fazem os testes e encaminham os resultados para a prefeitura. Em seguida, a gestão municipal passa os dados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que valida os resultados. Devido à alta demanda do Lacen, essa validação demora a sair.
De forma detalhada, por município, a SES divulga apenas os casos graves da Covid-19 no estado. Os números de infectados, recuperados e mortos em Pernambuco são divulgados de forma geral.
Para evitar a disseminação do vírus no estado, o governador Paulo Câmara (PSB) decretou algumas medidas, como a suspensão de aulas em todas as instituições de ensino e o fechamento de shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes.
O anúncio do governador ocorreu em uma transmissão na internet. Ele pediu que o maior número possível de pessoas fique em casa e limite suas saídas para comprar itens de primeira necessidade. "A experiência têm mostrado que todos os locais do mundo que estão conseguindo reverter isso só conseguiram com a diminuição de frequência de pessoas nas ruas", disse Paulo Câmara.
Na sexta-feira (20), Paulo Câmara (PSB) determinou o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado. A medida começou a valer no domingo (22) e tem o objetivo de enfrentar a epidemia do novo coronavírus.
O governo ainda determinou que estão proibidas reuniões com mais de 10 pessoas e transporte de passageiros via mototáxi como medidas conter o avanço do novo coronavírus no estado.

Confira as medidas dos municípios:

Estado de calamidade

Os municípios de Agrestina e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, decretaram estado de calamidade por causa do coronavírus. Nos três município não há nenhum caso confirmado da Covid-19. A calamidade se deve ao cenário de isolamento preventivo da população, a interrupção de serviços e a crise na economia

Bancos, escolas e INSS

O Banco Central (BC) editou uma resolução permitindo que instituições financeiras alterem seu horário de atendimento enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A norma foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) da segunda-feira (23) e já está valendo.
Em Pernambuco, uma decisão conjunta do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado (Sinepe-PE) e do Sindicato dos Professores do Estado (Sinpro-PE) antecipou as férias de julho dos profissionais de educação para abril. As aulas foram suspensas desde o dia 18 de março em todo o estado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Celpe e Compesa

Energia elétrica não pode ser cortada durante a pandemia — Foto: Divulgação
Energia elétrica não pode ser cortada durante a pandemia — Foto: Divulgação
A Justiça proibiu, na segunda-feira (23), o corte de energia elétrica de consumidores residenciais durante o período de isolamento imposto pelas normas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Ainda segundo a decisão da 3ª Vara Cível do Recife, as pessoas que ficaram sem luz por causa de falta de pagamento devem ter o serviço restabelecido, em todo o estado.
A Justiça também determinou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não suspenda nem interrompa o serviço de abastecimento de água a todas as unidades consumidoras de Pernambuco, independentemente do pagamento de contas. A determinação vale durante o isolamento social devido à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Barreiras sanitárias e educativas

Um das novidades anunciadas em Caruaru foi em relação a mudanças nas barreiras sanitárias. Na sexta-feira (20), foi anunciado a implantação de barreiras fixas e móveis nos acessos ao município, nas rodovias federais, estaduais ou estradas vicinais, a partir desta segunda-feira (23).
Mas, de acordo com a prefeita, o Ministério Público de Pernambuco entendeu que a medida interferia no direito de ir e vir. Por isso, serão instaladas apenas barreiras móveis em pontos estratégicos. A secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, disse que as barreiras serão itinerantes e que os locais serão modificados a cada dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...