sábado, 29 de fevereiro de 2020

O que separa você de onde você está para onde você gostaria de estar é o medo.

Resultado de imagem para medo da vitoria
Muitas vezes o que separa você de onde você está para onde você gostaria de estar é o medo. Por causa do medo, você não busca aquela promoção, não almeja objetivos maiores e deixa de agir em direção ao que você realmente gostaria de alcançar.
Blog Resiliência Humana
O MEDO FAZ VOCÊ PERDER OPORTUNIDADES E IMPEDE VOCÊ DE SER PLENAMENTE REALIZADO.
Herdado dos nossos ancestrais, o medo é um mecanismo biológico de proteção. Esse mecanismo garantiu a sobrevivência humana no passado. Mas mesmo que hoje nós não precisamos mais nos preocupar de seremos devorados por animais, ainda sentimos muito medo.
A PERGUNTA É: O QUE TANTO TEMEMOS?


Existem 2 tipos de medo comuns a maioria das pessoas e que podem estar paralisando você de agir:

1) Medo de falhar
Mas por que esse medo de falhar? Porque desde de criança você foi treinado a não falhar.
Nós aprendemos que falhar é ruim, traz consequências negativas, muitos inclusive chegam até receber castigos e punições quando falham.
Com isso, há uma associação neurológica de que falha = dor.
NÃO HÁ CERTEZAS QUE VOCÊ VAI CONSEGUIR ALCANÇAR O QUE VOCÊ QUER ALCANÇAR, MAS UMA COISA É CERTA, VOCÊ FALHA 100% DAS CHANCES QUE VOCÊ NÃO TENTA.

 Comece a olhar a falha como uma forma de fazer diferente e não como algo negativo que representa o fracasso. Os maiores aprendizados que temos na vida vem justamente dos nossos erros.
Para superar o medo de falhar, você precisa começar a focar no que você tem a ganhar, ao invés de focar no que pode dar errado ou o que você pode perder. Foque sua atenção em direção ao que você quer.
2) Medo de críticas e julgamentos
O medo de críticas e julgamentos afeta a grande maioria das pessoas.
E por que temos tanto medo de críticas e julgamentos? Porque quando recebemos uma crítica, somos desaprovados. A aprovação e a aceitação social são dois dos valores mais importantes para qualquer ser humano. Quem não quer ser aceito, amado e aprovado?
Quando recebemos uma crítica, nos sentimos rejeitados. Não importa se a crítica é válida ou não, ninguém gosta de receber críticas.
Qual o grande problema?
Você deixa de realizar o que você realmente gostaria com medo do que os outros possam pensar. É por isso que Napoleon Hill (autor do clássico A lei do triunfo) disse que qualquer pessoa que quer alcançar o sucesso, tem que trabalhar o medo da crítica, caso contrário, na primeira crítica que receber desistirá.
Nesse aspecto, pessoas que se destacam estão mais sujeitas a julgamento, já que aparecem mais. Se cometem um erro, este será muito mais visível. E mesmo que não cometam erros, outras pessoas vão discordar dela.
O interessante é que, independentemente de você crescer ou não, você será criticado. Todo mundo é
criticado, não importa a posição que se encontra. É impossível agradar a todos.
Agora você tem dois caminhos:
Viver de acordo com seus ideais, projetos e sonhos, ou, viver de acordo com os ideais dos outros,
mas não necessariamente isso fará você feliz.
Você tem que refletir o que você realmente quer.

O livro “Um compromisso por dia”, escrito pelo terapeuta transpessoal e criador do Resiliência Humana, Robson Hamuche, com coautoria de Tadashi Kadomoto, do ITKajuda a desenvolver estes princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...