segunda-feira, 29 de julho de 2019

Condenado por morte do promotor Thiago Faria é capturado cinco meses após fuga de penitenciária

José Maria Rosendo foi capturado nesta segunda (29) após fugir de penitenciária em Pernambuco em fevereiro de 2019 — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Condenado pela morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares em 2013, José Maria Rosendo, que fugiu da penitenciária Barreto Campelo em fevereiro deste ano, foi capturado na manhã desta segunda-feira (29), em uma operação das polícias de Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. Segundo ele, o fugitivo segue para o Recife ainda nesta segunda (29).
José Maria Rosendo foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelo homicídio doloso do promotor do Ministério Público de Pernambuco e pelas duas tentativas de homicídio contra Mysheva Martins, noiva de Thiago, que estava dentro do carro com ele no momento do assassinato, e Adautivo Martins, tio dela.
Em fevereiro, a fuga dos detentos da penitenciária em Itamaracá, no Grande Recife, aconteceu com o auxílio de uma escada improvisada. Houve ação de criminosos do lado externo, que realizaram diversos disparos contra os agentes da unidade.

Entenda o caso

O assassinato do promotor Thiago Faria ocorreu em 14 de outubro de 2013, na PE-300, em Itaíba, no Agreste de Pernambuco. Durante os quatro dias de julgamento, o Ministério Público Federal (MPF) entendeu que José Maria Rosendo era o único interessado na morte da vítima.A motivação do crime, segundo a Polícia Federal, envolveu uma disputa pelas terras da Fazenda Nova. Na época do julgamento, o MPF explicou que Faria atuou de maneira incisiva na imissão de posse da Fazenda Nova, onde Zé Maria morava e que foi desapropriada em favor de Mysheva, que arrematou 25 hectares da fazenda, incluindo a casa-sede, em um leilão da Justiça Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...