quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Popular entra em consenso com vereadores e encerra greve de fome após 60 horas de protesto


Visivelmente debilitado, Clodoaldo conseguiu que algumas reivindicações fossem atendidas, menos a do auxílio-alimentação
Vereadores conversam com o manifestante na sala de reuniões da câmara – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Foi encerrado no início da noite desta terça-feira (15), no interior da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um protesto composto por greve de fome, idealizado pelo ativista Clodoaldo Barros. O mesmo defendia algumas reivindicações contra os legisladores, sendo que após reunião, algumas foram atendidas e o mesmo deu o protesto por encerrado. A greve de fome havia sido iniciada no último domingo (13) – relembre.
Com portas fechadas, imprensa evitou interferências nas pautas debatidas – Foto: Víctor Silva (Agreg Imagem)
Inicialmente houve uma conversa entre vereadores oposicionistas e situacionistas na residência do presidente da câmara, posteriormente, Carlinhos da Cohab (PTB), Helinho Aragão (PTB) e Capilé da Palestina (PODE) estiveram na câmara, juntamente com Clodoaldo, onde ocorreu o acordo entre as partes.
Momento em que Clodoaldo seguiu para assinatura do documento aceitando o acordo formal – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Tudo teve o aval do presidente da Casa Dr. José Vieira de Araújo, o José Bezerra da Costa (Zé Minhoca – PSDB), que se comprometeu a entender parte das petições do popular. Em conversa com a nossa equipe, Helinho Aragão falou sobre o caso.
 "Hoje chegando pela manhã, me deparei com Clodoaldo. Um companheiro que há cinco anos convivo com ele nesta câmara, ele acompanha quase todas as reuniões e audiências. Nós como políticos temos o nosso lado ser humano também. Foi dessa forma que o chamamos para conversar e ver o que ele queria. Ele fez algumas reivindicações, não só a questão do auxílio-alimentação, mas outras questões como o uso da tribuna. Ele queria essa resposta, queria reivindicar. Foram esses tópicos. Na medida do possível nós atendemos o que nos foi viável atender. Nos preocupamos com a situação dele e fizemos o possível", relatou Helinho Aragão.


Vereadores explicam o conteúdo do documento que garante a entrega dos documentos nos próximos dias – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Carlinhos da Cohab também comentou como articulou a reunião e afirmou que deve cobrar do presidente os documentos prometidos.
 "A gente correu atrás. Levamos ao presidente, que é quem responde pela câmara, e ele se comprometeu em entregar toda a documentação necessária. Documentos foram assinados e a gente espera que isso que foi prometido agora a ele, que seja cumprido", disse Carlinhos.


Leitura dos autos feita pelo manifestante – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Para Clodoaldo, apenas parte do caminho foi percorrido, e segundo ele, as cobranças devem continuar mediante os próximos acontecimentos.
 "Tivemos um acordo a respeito de algumas reivindicações que estavam incluídas neste meu protesto. Dou então por suspendida até o dia de quinta-feira, onde irei verificar se tudo o que foi discutido entre os vereadores estará presente na documentação que me será entregue. Os resultados estão começando a aparecer. Foi um primeiro passo para um longo caminho, cujo eu espero que no final tudo transcorra da maneira satisfatória para a população", concluiu.


Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
Foram atendidas as seguintes petições:

• Uso da Tribuna da Câmara por parte da população
• Cópia do Relatório e das Alegações Finais da CPI do Calçadão
• Audiência Pública para tratar de insegurança com as presenças do promotor Iron Miranda, do deputado Diogo Moraes, do prefeito Edson Vieira e do Secretário de Defesa do Estado de Pernambuco

Fonte: Blog de Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...