quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Governo de Pernambuco vai abrir concurso para cerca de 3 mil professores

Ordens de serviço para reconstrução de 13 escolas foram assinadas na manhã desta quinta-feira (15)  / Foto: Edmar Melo /  JC Imagem

Ordens de serviço para reconstrução de 13 escolas foram assinadas na manhã desta quinta-feira (15)

Foto: Edmar Melo / JC Imagem

O governo de Pernambuco vai abrir concurso para professor ainda este ano. O edital deve ser lançado até o final de novembro, prevê o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio. Haverá cerca de 3 mil vagas. Pelo menos a metade será para docentes das áreas de exatas (matemática, física, química e biologia). Terá vaga também para professores da educação especial (libras e Braille, principalmente). Pernambuco tem um alto número de docentes com contratos temporários - cerca de 17 mil.
"Nosso desejo era realizar o concurso e contratar os docentes já para o ano letivo de 2016. Mas estamos acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Podemos realizar o concurso e homologar o resultado. Mas as contratações só podem ser feitas quando o Estado ficar abaixo do limite prudencial", destaca Frederico. Do lançamento do edital até a conclusão do processo seletivo são necessários cerca de quatro meses.
O anúncio do concurso foi feito na manhã desta quinta-feira, Dia do Professor, durante lançamento no Palácio do Campo das Princesas de várias ações na área educacional. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou a ordem de serviço para reconstrução de 13 escolas que foram destruídas pelas enchentes que atingiram a Zona da Mata do Estados nos anos de 2010 e 2011.
Dois colégios são estaduais e onze das redes municipais das cidades de Barreiros, São Benedito do Sul, Palmares, Água Preta, Catende, Vicência, Maraial, Escada e Pombos. As unidades de ensino começarão a ser construídas ainda este mês. A obra de cada escola vai variar de nove meses a um ano. A ideia é que todas fiquem prontas em 2016. O investimento será de cerca de R$ 33,8 milhões, com verba federal.
PARCERIAS - O governo também assinou uma parceria com o Instituto Natura, o Instituto de Corresponsabilidade pela educação e o Instituto Sonho Grande para desenvolver um estudo sobre o custo e o aprendizado nas escolas de tempo integral. Serão levantados e avaliados, durante o trabalho, que deve durar seis meses, eficácia e eficiência econômica e acadêmica dos colégios integrais.
Houve ainda o lançamento do portal Escola Conectada, numa parceria com os Institutos Natura, Telefônica e Inspirare. A partir de hoje, professores, alunos, pais e a sociedade em geral terão acesso a uma plataforma digital (www.escolaconectada.educacao.pe.gov.br) com mais de 8 mil mídias digitais (jogos e aulas, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...