sexta-feira, 4 de abril de 2014

Novidade do secretariado de João Lyra é entrega de Cidades aos tucanos, com Evandro Avelar


Foto: reprodução do Facebook de João Lyra
Foto: reprodução do Facebook de João Lyra
Por Jamildo Melo e Marcela Balbino
Atualizada às 20h30
Depois de semanas de intensas movimentações, conversas, convites e afagos em torno dos novos nomes que iriam compor o secretariado do governo do Estado sob a gestão do vice João Lyra Neto, as especulações em torno da lista chegaram ao fim na noite desta quinta-feira (3). Inicialmente, a previsão era de que Lyra oficializaria o estafe ao lado de Eduardo Campos, mas devido à intensa agenda de Campos no último dia de governo – que incluiu inauguração de escolas, hospitais e fábricas – o vice adiantou as informações por meio de nota.
Entre os destaques da mudança está a inclusão da nova Secretaria de Microempresa, que ficará sob a responsabilidade de Osiris Caldas, que presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (terra de Lyra) e atuou como secretário-executivo da Prefeitura de Caruaru. A dança das cadeiras atingiu 11 das 22 pastas.
Outro ponto interessante é a entrada do tucano Evandro Avelar na secretaria das Cidades, no lugar de Danilo Cabral, que deixa a gestão para lançar candidatura para deputado federal. Com a manobra, o PSDB abocanha três pastas no governo de Pernambuco: Microempresa, Criança e Juventude, com Pedro Eurico, e Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, com Murilo Guerra.
O tucano já assumiu a presidência da EMTU. Foto: divulgação
O tucano já assumiu a presidência da EMTU. Foto: divulgação
Em uma costura liderada pelo deputado federal Sérgio Guerra, que faleceu no início de março, e o governador, os tucanos entram na base no último ano de gestão e no momento em que Eduardo Campos prepara sua candidatura a presidente.
Dentro do bojo de mudanças, houve a extinção da secretaria de governo, que era comandada por Milton Coelho.
Conforme as especulações que se arrastaram nas últimas semanas, dez secretários deixaram as pastas para disputar mandato ou ingressar na campanha estadual e presidencial, são eles: Tadeu Alencar (Casa Civil), Danilo Cabral (Cidades), Evaldo Costa (Imprensa), Sérgio Xavier (Meio Ambiente), Renato Thiébaut (Chefe de Gabinete), Marcelino Granja (Ciência e Tecnologia), Mário Cavalcanti (Casa Militar), Antônio Figueira (Saúde), Adailton Feitosa (Turismo) e Milton Coelho (Governo).
Confira a lista com os secretários
CHEFIA DO GABINETE DO GOVERNADOR: Rubens Júnior
Nascido em Caruaru, Rubens Rodrigues da Silva Júnior tem 51 anos, é radialista e formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e pós-graduado em Gestão Pública pela Fafica. Foi assessor de imprensa da Câmara Municipal de Caruaru e da Prefeitura de Caruaru, tendo atuado nesta última também como secretário de Ação Social. Presidiu o Conselho Estadual de Assistência Social, foi membro da coordenação da primeira Conferência Nacional de Assistência Social e diretor executivo do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social. Desde 2007, atua como gerente de articulação da Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: José Neto
José Francisco Cavalcanti Neto nasceu no Recife, em 15 de dezembro de 1971. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. É auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde exerceu as funções de assessor técnico da Controladoria de Controle Externo e de diretor departamental, entre outros. Atuou, também, como assessor especial do Governo do Estado e como assessor do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. No Governo Eduardo Campos, exerceu o cargo de secretário executivo de Pessoal e de Relações Institucionais da Secretaria de Administração, de 2007 a março de 2010, quando assumiu a titularidade da pasta exercida até dezembro. Foi presidente do Conselho de Administração da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário-executivo de Coordenação Institucional da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
governo
1. Aldo Santos (agricultura)/ 2. Ana Maria Albuquerque (Saúde)/ 3. Evandro Avelar/ 4. José Bertotti (Ciência e Tecnologia)/ 5. José Neto (Administração)/ 6. Luciano Vasquez (Casa Civil)/ 7. Bernardo D’Almeida (Direitos Humanos/ 8. Alessandro Carvalho (Defesa Social)/ 9. Pedro Eurico (Criança e Juventude)/ 10. Marcelo Canuto (Cultura)/ 11. Márcio Stefani (Desenvolvimento Econômico)/ 12. Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão/ 13. Décio Padilha (Fazenda)/ 14. Murilo Guerra (Trabalho)/ 15. Ricardo Leitão (Copa)/ 16. Ricardo Dantas (Educação). Faltam fotos dos seguintes secretários: Rubens Júnior, Ivan Maurício, Carlos Cavalcanti e Osiris Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...