quarta-feira, 23 de março de 2011

A uva do Carirí

A úva do carirí

O umbuzeiro ou imbuzeiro é éuma das árvores principais que compõe o bioma Caatinga. Árvore robusta (mede de três a seis metros de altura) de copa larga (dez a quinze metros de largura), casca grosa e acinzentada. Suas raízes atingem um metro de profundidade e são como reservatórios de água; as batatas servem para guardar o liquido para os tempos sem chuvas. As folhas são penadas terminando em um folíolo. Os frutos possuem poupa grossa quando maduros e um caroço que chega a dez por cento do total da fruta. A floração acontece entre os meses de agosto a novembro sempre com as primeiras chuvas. As flores são brancas distribuídas em um cacho piramidal, ou seja, panícula. Os frutos começam a cair entre outubro e fevereiro após sessenta dias da florada. A árvore pode chegar aos cem anos de idade. Uma característica desta planta é a perda total das folhas nos períodos secos. Muito comum no inicio das chuvas é ver árvores carregadas de flores com quase ou nenhuma folha. Os animais apreciam muito o umbu, os caprinos e bovinos também gostam bastante das folhas. As plagas: cochonilhas, cupins, lagarta-de-fogo, mosca-branca e abelha erapuá.
Muito apreciado em forma de doces, geléias, sucos e sorvetes. O sabor tem um azedinho próprio. O umbu no Sertão além do valor simbólico existe também o econômico.
Pode ser cultivado a parti do caroço, com estacas ou através da enxertia. A produção começa aos oito anos.
O umbuzeiro é uma planta protegida por lei, quem pratica derrubada fica sujeito à punição.
Classificação científica:
Nome Científico: Spondias tuberosa.
Reino: Plantas.
Divisão: Angiosperma.
Família: Anacardiaceae.
Habitat: Caatinga.
http://associacaodeagricultoresdeserra.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...