domingo, 18 de julho de 2010

Eduardo amplia vantagem sobre Jarbas

Uma foto no Flickr 62%


 24%


A nova rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto pernambucano Exatta, feita com exclusividade para o Diario de Pernambuco, mostra que o governador Eduardo Campos (PSB) ampliou em sete pontos percentuais a vantagem em relação ao seu principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Eduardo agora tem 62% contra 24% de Jarbas.

Na pesquisa anterior, publicada pelo Diario há pouco mais de um mês - para ser mais preciso em 6 de junho de 2010 - o placar eleitoral apontava 61% a 30% a favor do candidato socialista.

Os sete pontos acrescidos à vantagem de Eduardo Campos superam a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 13 a 16 de julho, constou de 2002 entrevistas e foi registrado no TRE sob o número 31036/2010.

Repetindo o que foi constatado na rodada anterior, o governador Eduardo Campos vence em todas as regiões do estado e em todas as faixas de renda, instrução, classe social e gênero. As maiores variações dos números, curiosamente, ocorreram nos extremos geográficos do estado. No Recife, Eduardo conseguiu crescer significativamente, pulando de 48% em junho para 63% agora. São 15 pontos percentuais na área em que, proporcionalmente, o governo tinha menos espaço em relação à oposição.

O recuo de Jarbas na capital foi diretamente proporcional ao crescimento de Eduardo. O senador do PMDB caiu dos 42% obtidos em junho para 28% na atual sondagem. Com isso, a diferença dos dois agora subiu de 6 para 38 pontos percentuais numa área fundamental para a estratégia de campanha e com maior potencial de influenciar a opinião pública.

Como a capital tem um peso eleitoral grande, o crescimento de Eduardo aqui compensou a queda que o governador teve na intenção de voto no Sertão do São Francisco, região que tem como principal cidade Petrolina. Lá, o socialista aparece com 65% da preferência dos eleitores. Um número ainda alto, só que 10 pontos percentuais menor do que o apresentado há um mês. Jarbas, por sua vez,estabilizou-se e ocilou positivamente dentro da margem de erro em um ponto percentual. Com isso, passou de 19% para 20%. A diferença entre os dois, que era de 56 pontos recuou para 45.

Na Zona da Mata, região mais castigada pelas fortes chuvas que atingiram o estado depois da realização da última pesquisa, a diferença entre os dois candidatos manteve-se estável (era 48% agora é 50% favorável a Eduardo). Mesmo com os dois principais candidatos oscilando negativamente dentro da margem de erro: Eduardo tinha 71% agora tem 69% e Jarbas passou de 23% para 19%.

Do ponto de vista político, no intervalo de um mês entre a coleta de dados das duas pesquisas, o que aconteceu de mais relevante foi a realização das convenções partidárias e a consequente definição das chapas majoritárias e proporcionais. Diferentemente do que aconteceu em junho, os eleitores entrevistados já se depararam com um questionário apresentando os candidatos definitivos. Desta vez também, além dos nomes de Eduardo e Jarbas, constavam na lista apresentada aos pesquisados os demais candidatos ao governo do estado: Edílson Silva (PSOL), Sérgio Xavier (PV), Anselmo Campelo (PRTB ), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) . Do ponto de vista estatístico, porém, o acréscimo dos nomes se mostrou irrelevante. Com exceção de Edílson Silva (1%) ninguém saiu do 0%.

Aprovação - Da mesma forma que Eduardo abriu sete pontos de vantagem em relação a Jarbas na corrida eleitoral, a avaliação do seu governo pelos eleitores continua positiva. De cada 10 pessoas entrevistadas, oito aprovaram a gestão socialista. Só 12% dos ouvidos disseram desaprovar o trabalho que Eduardo vem realizando à frente do estado nos últimos três anos e meio. Há um mês, os números eram bem semelhantes: 78% aprovando contra 13% reprovando.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...