quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Zica e microcefalia: Exército entra na guerra contra o Aedes aegypti em Pernambuco

Do JC Online

Mosquito é o responsável por transmitir dengue, chicungunha e zika vírus para os seres humanos / Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Mosquito é o responsável por transmitir dengue, chicungunha e zika vírus para os seres humanos

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Representantes do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e do Comando Militar do Nordeste reúnem-se nesta quarta-feira (2) para debater o apoio do Exército nas ações de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus.

Estarão presentes no encontro o secreatário estadual de Saúde, José Iran Costa, o comandante militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache, e integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Na última semana, o governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife decretaram estado de emergência, por conta do alto número de casos de microcefalia e da relação existente entre a anomalia e o zika vírus. A decisão foi tomada um dia após o Ministério da Saúde ter confirmado essa relação.
De a cordo com nota divulgada pelo Ministério, a descoberta foi realizada pelo Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), que encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, que nasceu com a anomalia e morreu no Ceará. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. O decreto passou a valer nesta terça-feira (1º) e terá duração de 180 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...