sábado, 8 de outubro de 2011

Brasil joga mal, mas vence Costa Rica por 1x0

Publicado em 08.10.2011, às 00h56

388a583b8cf51f80a5be58d915ec7943.jpg
O campo molhado pela chuva intermitente prejudicou a seleção brasileira
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Apesar de uma atuação abaixo da crítica, a seleção brasileira venceu a Costa Rica, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (7), em San José, casa do adversário. O único gol de um jogo em que o Brasil muito pouco criou foi marcado por Neymar, completando cruzamento de Daniel Alves, lateral que começou no banco, poupado, e só entrou no segundo tempo porque Fábio se machucou.
O campo molhado pela chuva intermitente prejudicou a seleção brasileira. Não apenas porque Neymar, Lucas e Ronaldinho, que são rápidos e habilidosos, não conseguiram jogar, mas também porque Fábio, Julio Cesar e Fred deixaram o campo com dores e viraram dúvida para o jogo de terça-feira, contra o México, em Torreón.
Na ânsia de testar jogadores, Mano Menezes promoveu, de uma vez só, quatro alterações na equipe. Colocou de início o novato Fábio pela direita, Adriano na esquerda, Ralf e Luiz Gustavo no meio de campo. Assim, os quatro jogadores que deveriam encostar no quarteto de frente - o mesmo da partida contra a Argentina - não conseguiam ajudar a armar a equipe conforme se esperava.
O trio que deveria abastecer Fred - Neymar, Lucas e Ronaldinho - também mostra muita dificuldade em criar com o campo pesado pela chuva que caía na capital costa-riquenha, tanto que o atacante do Fluminense só teve uma chance de marcar na etapa inicial. Logo no primeiro minuto, ele se aproveitou a linha de impedimento mal feita pela defesa adversária, saiu na cara do goleiro, mas chutou por cima.
Os primeiros 45 minutos de jogo ficaram nisso para a seleção brasileira. Afinal, este foi o único chute a gol do Brasil. A Costa Rica tentou muito mais, mas também não levou muito perigo ao gol de Julio Cesar. Os chutes quase sempre iam por cima.
Mano tentou corrigir o time no intervalo. Trocando Lucas e Luiz Gustavo por Oscar e Hernanes. Com isso, o meio-campo passou a ter quatro jogadores, sendo três criativos, com Ronaldinho voltando para a armação. Claramente as duas substituições não bastaram inicialmente, uma vez que a Costa Rica é quem continuava sendo mais ofensiva. O Brasil seguia sem assustar.
Aos 9 minutos, porém, Fábio sentiu lesão e teve que ser substituído, deixando o campo desolado por ter perdido a chance de mostrar serviço na seleção. Daniel Alves entrou no lugar do jogador do Manchester United e resolveu. Aos 14, cruzou da direita, a bola passou por Fred, pelo goleiro, mas não por Neymar, que empurrou para o gol vazio, fazendo seu oitavo gol com a camisa da seleção.
O time brasileiro cresceu e quase fez o segundo aos 26 minutos. A jogada começou pela esquerda, com Adriano cruzando para Ronaldinho. O flamenguista recebeu na área, podia chutar, mas preferiu cruzar para Fred, que cabeceou fraco. Navas se esticou todo para defender. Depois de a zaga afastar, Neymar pegou o rebote, chutou colocado e carimbou o travessão.
Pouco depois disso, o Brasil perdeu Julio Cesar e Fred, com dores musculares. Neymar também saiu, para entrar Hulk. Com o jovem Campbell em campo, a Costa Rica continuou perigosa, mas Jefferson não teve que trabalhar. Aos 39, Mora ainda foi expulso por dar uma entrada forte em Jonas, que havia acabado de entrar.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...