sexta-feira, 31 de março de 2023

CPRH dá início na operação Serra Verde em Taquaritinga resultando em multas de até 26 mil reais

 



Analistas Ambientais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram, no período de 20 a 24/03, a primeira fase da Operação Serra Verde, na Área de Proteção Ambiental (APA) Serras e Brejos do Capibaribe. Durante a ação, a equipe fiscalizou uma área de aproximadamente 250 hectares, onde foram identificados 47 hectares de áreas desmatadas, no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, além da apreensão de 48 aves silvestres, entre elas, 14 arribaçãs, dois papagaios e duas jandaias. A Operação Serra Verde tem o objetivo de combater o desmatamento ilegal na unidade de conservação.

De acordo com o coordenador da Operação, Thiago Costa Lima, a apreensão dos animais silvestres não fazia parte da Operação Serra Verde, mas que a equipe encontrou as aves, que seriam comercializadas vivas ou abatidas, no caso das arribaçãs, em um bar, localizado em Taquaritinga do Norte. Os animais foram apreendidos e encaminhados para O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara). Pela infração, proprietário do estabelecimento foi multado em R$ 26,5 mil. 

Costa Lima disse, ainda, que além das arribaçãs, dos papagaios e das jandaias, também foram apreendidas patativas, canários, tizius, entre outros. “Essa unidade de conservação é de extrema importância porque abriga extensos remanescentes de vegetação nativa em bom estado de conservação, entre elas vegetação florestal estacional, vegetação de brejo de altitude, do bioma Caatinga, além de áreas de transição” finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...