As aulas do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino foram retomadas nesta quarta-feira (21) em meio a um impasse entre o governo estadual e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe). Uma decisão da Justiça determinou multa de R$ 100 mil por dia caso os professores da rede estadual não retornem. Em algumas escolas, o movimento foi de poucos alunos no começo da manhã (veja vídeo acima).
Na terça-feira (20), o Sintepe disse que, em assembleia feita pela internet, os profissionais decidiram que não retomariam as atividades presenciais. O secretário de Educação, Fred Amâncio, afirmou que o calendário de retomada foi mantido mesmo assim e os alunos do 3º ano teriam aula nesta quarta, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.
Alunos têm temperatura aferida na entrada da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (21) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Tito Pereira De Oliveira, localizada na Estrada de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, estava pronta para receber os alunos logo cedo. Apesar de professores estarem no local, apenas uma estudante havia chegado até 8h25.
Por volta das 7h45, João Pedro Bento da Silva, de 18 anos, foi o primeiro aluno do 3º ano a chegar no Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, no Centro do Recife. "Eu vim sem saber se teria aula", afirmou o estudante.
"Eu trouxe meu filho, mas a gente fica na dúvida porque o governo diz uma coisa e o sindicato diz outra", disse Maria Silva, mãe de João Pedro.
João Pedro foi um dos primeiros a chegar na Erem Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, nesta quarta-feira (21) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
De acordo com o gestor da escola, Paulo Bruno, as aulas para o 3º ano começaram às 9h, indo até as 13h. "Criamos um comitê com professores e alunos para organizar os horários, porque havia apreensão por parte de todos", declarou.
No Ginásio Pernambucano, os 11 professores das turmas de 3º ano retornaram às atividades nesta quarta (21). Dos 195 alunos da instituição, 92 quiseram retornar às aulas presenciais. "Os que voltaram vão permanecer na modalidade híbrida, ou seja, saem da escola e retomam as aulas de forma remota", contou o gestor.
Dos 23 professores da Erem Sizenando Silveira, a expectativa é de que 15 retornassem às atividades presenciais. "Temos seis professores com comorbidades e outros dois disseram que iam pensar sobre a volta", afirmou a gestora da escola, Márcia Nogueira.
Ana Letícia Barros é estudante da Erem Sizenando Silveira e afirmou, nesta quarta (21), que deseja 'apenas terminar' o 3º ano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Ainda de acordo com ela, 80% dos alunos das turmas de 3º ano do ensino médio demonstraram vontade de voltar às escolas, de um total de 180 estudantes. "Tivemos reuniões online com eles e com os professores, passamos todo o protocolo setorial", disse.
"No início do ano, a minha expectativa era de concluir o 3º ano de forma espetacular. Agora, a minha expectativa é de somente terminar o 3º ano", contou a estudante Ana Letícia Barros, de 17 anos.
"Eu vim no dia em que as aulas iriam voltar [6 de outubro] e estava tudo certo, com termômetro, tapete. Só tirei a máscara na hora do almoço. Hoje a expectativa é de ter aula", disse Rodrigo Henrique, de 17 anos, aluno da Erem Sizenando Silveira, enquanto higienizava as mãos, assim como outros colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário