quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lula admite que terá papel ativo num eventual governo Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem pela primeira vez que vai ter um papel ativo em um eventual governo da sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT), chamada por ele de 'minha presidenta'. Ao fazer uma provocação ao antecessor Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em entrevista a rádios do Nordeste, Lula disse que ao deixar o cargo percorrerá o país e dará palpites em caso de 'alguma coisa errada'.
Até ontem, Lula adotava o discurso de que jamais se envolveria no próximo governo porque, dizia, a melhor contribuição que um ex-presidente pode dar ao país é não incomodar ou dar palpites no governo do sucessor. A Folha apurou que a mudança de tom tem objetivo de funcionar como uma garantia dada por Lula aos eleitores de que a escolha de Dilma não oferece riscos. Trata-se de uma contraposição ao discurso da oposição de que a ex-ministra é inexperiente.









Ligo para a presidenta
'Quem pensa que vou deixar a Presidência e vou para Paris [FHC viajou após deixar o cargo], para Harvard, vou não sei para onde... Não, eu vou vir para o sertão brasileiro, vou viajar este país inteiro para ver o que eu fiz e o que eu não fiz', disse Lula em Petrolina (PE), onde visitou a Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Lula complementou: 'Se tiver alguma coisa errada vou pegar o telefone e ligar para minha presidenta e dizer: 'Olha, tem uma coisa aqui errada. Pode fazer, minha filha, que eu não consegui fazer'. Essa é a contribuição que um político tem que dar para o Brasil'. Em fevereiro, declarou: 'Minha tese é a seguinte: rei morto, rei posto. A Dilma tem de criar o estilo dela, a cara dela e fazer as coisas dela'.(Informações da Folha de S.Paulo - Sílvio Guibu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil investiga incêndios em Taquaritinga do Norte; Corpo de Bombeiros atendeu 26 chamados em menos de 2 meses

  Segundo a corporação, o número é muito superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando ocorreram 9 acionamentos.  Desta vez, foram...