O conceito
mais tradicional encontrado para a definição de educação integral é aquele que
considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua
dimensão cognitiva, como também na compreensão de um sujeito que é sujeito
corpóreo, tem afetos e está inserido num contexto de relações. Isso vale dizer
a compreensão de um sujeito que deve ser considerado em sua dimensão
biopsicossocial.
Acrescentamos,
ainda, que o sujeito multidimensional é um sujeito desejante, o que significa
considerar que, além da satisfação de suas necessidades básicas, ele tem
demandas simbólicas, busca satisfação nas suas diversas formulações de
realização, tanto nas atividades de criação quanto na obtenção de prazer nas
mais variadas formas.
A
aprendizagem acontece desde o nascimento e continua ao longo de toda a vida.
Ocorre em diferentes contextos: na família inicial, com os pais; com os pares,
na nova família, na escola, em espaços formais e informais. Nesse sentido, a
educação escolar precisa ser repensada, de modo a considerar as crianças e os
adolescentes sujeitos inteiros, considerando, a todas as suas vivências,
aprendizagens.
Diante
deste conceito base de funcionamento da nossa 1ª Escola de Tempo Integral,
Ginásio Experimental Municipal Severino
Pereira da Silva – Ensino Fundamental do 7º ao 9º ano, comemoramos hoje
(08/03/2012) um mês de funcionamento da instituição e nada melhor do que a
entrega de materiais diversos para uso dos servidores e alunos, aliás, ato que
está sendo uma constante na administração pública municipal, que busca a cada
dia uma educação de qualidade priorizando o acesso a oportunidades justas e
igualitárias a todos os taquaritinguenses.
“A
escola de tempo integral surge para que o professor e o aluno tenham tempo
suficiente para praticar as atividades a que se propõe...”
Professora
Ilka Paloma Barbosa Figueirôa.
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