Dianteira de Eduardo surpreende os políticos
Se a eleição fosse hoje, o governador Eduardo Campos derrotaria o senador Jarbas Vasconcelos por cerca de 2 milhões de votos. É o que mostra a pesquisa do Datafolha divulgada ontem pela Folha de São Paulo e a Rede Globo de Televisão. O candidato da Frente Popular abriu 48 pontos percentuais de vantagem sobre o senador peemedebista (67% x 19%) e não enfrenta mais o menor risco de perder esta disputa. Considerando-se apenas os votos válidos, o placar seria de 75% x 25% em seu favor.
Ninguém de bom senso do meio político esperava uma vantagem tão folgada do candidato do PSB, nem um enfraquecimento tão repentino do senador Jarbas Vasconcelos, que se elegeu há quatro anos com 56% dos votos válidos. Eduardo tem em seu favor uma gestão que está aprovada por 80% dos pernambucanos e a imagem associada à do presidente Lula e de sua candidata, Dilma Rousseff, ao passo que Jarbas se vê obrigado a empunhar a bandeira de Serra, que tem 20% em Pernambuco.
É engano supor que o guia da TV provocará mudanças bruscas no cenário estadual. O quadro está definitivamente consolidado e redundará numa vitória acachapante do governador e de Dilma Rousseff. Até porque, de 1989 para cá, quando se realizou a primeira eleição presidencial direta após o término do regime militar, saiu vitorioso o candidato que já liderava as pesquisas antes do guia eleitoral. Eduardo e Dilma estavam em 1º no 1º dia do horário político e deverão permanecer assim até a eleição
Nenhum comentário:
Postar um comentário